quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Zumbi dos Palmares


                                                
                                                         

Zumbi nasceu livre em Palmares, Alagoas, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado Francisco, Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa. Apesar das tentativas de torná-lo civilizado, Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos vinte e poucos anos.
Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo. Em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido.
Após ser Apunhalado, resiste, mas é morto com 20 guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695.
Sua cabeça cortada e levada ao governador. Depois sua cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.
                                               


                                               

Comentário: Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência NegraAtualmente em 700 cidade brasileiras, divididas em 12 estados também brasileiros, é feriado municipal. Mas em Salvador a capital onde segundo o IBGE 80% da população é afrodescendente não é feriado pois os outros estados decretaram que nesse dia seria feriado, mas a Bahia não fez isso, ficando assim sem o feriado do dia 20 de novembro.

 Fonte
 G6


Um comentário:

  1. Esse texto deixa claro que a raça negra desde do inicio da escravidão sempre lutou contra as indiferenças tendo como um forte exemplo o Zumbi dos Palmares!!
    Muito bom esse assunto!!!!!

    Rogério Filho8ªI 30

    ResponderExcluir