quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SEGUNDO O IBGE:


Os africanos foram trazidos para trabalhar num dos ramos mais avançados da indústria ocidental no século XVI: a indústria açucareira.
A mão-de-obra escrava foi empregada em atividades que exigiam trabalho qualificado, tais como conserto de barris, tinas (tanoeiros), atividades de preparação do açúcar, atividades de ferreiros, etc.
Os primeiros africanos chegaram aos engenhos do Recôncavo Baiano, uma das regiões pioneiras no estabelecimento da economia açucareira.
O trabalho do negro substituiu o do indígena por várias razões. Uma dessas razões, por exemplo, foi por ser a mão-de-obra negra mais qualificada do que a indígena. Outra forte razão foram os altos lucros que o tráfico de escravos africanos rendia para os comerciantes. O tráfico era, sem dúvida, uma das atividades mais lucrativas do sistema colonial.
A partir da segunda metade do século XVI, os africanos foram pouco a pouco substituindo os índios, também nos partidos de cana. São as seguintes, as razões que explicam esta substituição:
-Declínio da população nativa;
-Sua inexperiência e resistência ao trabalho contínuo na lavoura;
-O interesse português no tráfico de escravos africanos, tendo em vista a sua lucratividade.

COMENTÁRIO:
COMPLETANDO; DURANTE A COLONIZAÇÃO, MUITOS ESCRAVOS FORAM TRAZIDOS À BAHIA PARA TRABALHAR NOS ENGENHOS DE CANA-DE-AÇÚCAR, CUJA ERA A PRINCIPAL FONTE DE ECONÔMIA DA ÉPOCA. COMO HERANÇA DEIXARAM SEUS COSTUMES E SUAS CULTURAS EM BOA PARTE DO RECÔCAVO BAIANO, NESSA REGIÃO FORAM CONSTRUÍDOS PELOS ESCRAVOS OS QUILOMBOS QUE SERVIA DE ESCONDERIJO QUANDO OS MESMOS FUGIAM DOS ENGENHOS.
G3


3 comentários:

  1. Foi realmente muito utilizada no Brasil a força de trabalho escrava, impondo muito sofrimento ao povo africano que veio para cá! Mesmo depois de abolida a escravatura, os negros ficaram sem alternativas de trabalho, submetendo-se a trabalhos informais e muitas vezes também degradantes! Achei interessante a iniciativa desde blog de discutir estas questões! Estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. COMPLETANDO; DURANTE A COLONIZAÇÃO, MUITOS ESCRAVOS FORAM TRAZIDOS À BAHIA PARA TRABALHAR NOS ENGENHOS DE CANA-DE-AÇÚCAR, CUJA ERA A PRINCIPAL FONTE DE ECONÔMIA DA ÉPOCA. COMO HERANÇA DEIXARAM SEUS COSTUMES E SUAS CULTURAS EM BOA PARTE DO RECÔCAVO BAIANO, NESSA REGIÃO FORAM CONSTRUÍDOS PELOS ESCRAVOS OS QUILOMBOS QUE SERVIA DE ESCONDERIJO QUANDO OS MESMOS FUGIAM DOS ENGENHOS.

    ResponderExcluir
  3. Esse comentário de João Miguel, bem como todos do blog, estão de parabéns pela iniciativa!! Infelizmente até hj existem pessoas negras sendo escravizadas em diversas formas!!! Parabéns 8ª I

    ResponderExcluir